sexta-feira, 19 de junho de 2009

Deus sente ciúmes?

Sim:

Ezequiel 16:42 Desse modo, satisfarei em ti o meu furor, os meus ciúmes se apartarão de ti, aquietar-me-ei e jamais me indignarei.

Interessante como o deus bíblico Jeová alega sentir ciúmes. Deus não deveria ser perfeito, completo? Por que sentiria ciúmes?

Não, ciúmes são sentimentos carnais, humanos:

I Coríntios 3:3 Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?

8 comentários:

  1. Camarada, que bom que temos mais um blog voltado a tirar o véu de Moisés e de Cristo. rs
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Seu ignorante que não sabe ler o pecado não é o CIÚME propriamente dito mas o cíume e contenda, pois o ciúme e característica de quem cuida porém, o CIÚME e contenda é algo de quem arde em ciúmes e isso é o pecado

    ResponderExcluir
  3. Haha, não disse que ciúme é pecado, disse que a bíblia fala que ciúme é carnal. Deus, portanto, possui sentimentos carnais.

    Você inventa uma desculpa esfarrapada que "ciúme" é uma coisa, e "ciúme + contenda" é outra, mas isso não resolve o problema por dois motivos:

    1 - Essa distinção não existe. Paulo fala de ciúmes E contendas, de modo que ambos são carnais.

    2 - Mesmo assim, deus contendeu diversas vezes por causa do seu ciúme. Ele próprio admite em Ezequiel 16:42:

    "Desse modo, satisfarei em ti >>o meu furor,<< os meus ciúmes se apartarão de ti, >>aquietar-me-ei<< e >>jamais me indignarei<<."

    ResponderExcluir
  4. Ciúme relacionado ao zelo pelo que é seu não é pecado.
    Ciúme relacionado a inveja é pecado.
    existem tipos de ciúme assim como existe tipos de amor.
    Se Deus não quer que eu me entrege a outros deuses isso nunca será pecado.

    ResponderExcluir
  5. Hmmm, então existe "ciúme do bem" e "ciúme do mal"?

    Mas Paulo não faz essa distinção. Para ele, todo ciúme é carnal.

    E os pastores sempre me disseram que não existe "pecadinho" nem "pecadão". Pecado é pecado e pronto. E aí, ciúme é pecado ou não?

    ResponderExcluir
  6. A bíblia e inspirada por Deus é feito pelo homem.

    nessa parte de Ezequiel que diz Deus sente ciúme, foi a forma dele dizer que estava acontecendo, porque Deus é onisciente ele sabe de tudo o que vai acontecer, não tem como Deus sentir ciúmes.

    ResponderExcluir
  7. Não é nenhuma surpresa eu encontrar por aqui esses tipos de comentários... Típico pensamento antropocêntrico; onde tudo deve obedecer uma razão ou "lei" a qual sempre deve se verificar de tal forma e ser entendível pelo próprio homem. Criticamos alguém por sua excessiva religiosidade, o que a torna alguém totalmente com a mente inflexível, mas na verdade fazemos com que o ceticismo cego faça tais coisas conosco também. Um cético religioso, onde o seu racionalismo é o seu próprio deus. Ou mesmo consideramos que o Deus possui um sentimento humano, carnal. Mas o que lemos na bíblia em Gênesis? Quem foi feito a imagem e semelhança de quem? NÓS, humanos, carnais, possuímos semelhanças de Deus; uma vez que fomos criados por ele.
    Se tivermos, pelo menos, a curiosidade de recorrermos ao dicionário, por exemplo, o Aurélio; “ciúme sm. 1. sentimento doloroso causado pela suspeita de infidelidade da pessoa amada; zelos. 2. Angústia provocada por sentimento exacerbado de posse.” ; percebemos que a própria palavra pode apresentar semânticas diferentes, dependendo do contexto em que foi escrita. O mesmo ocorre nas duas passagens descritas acima. Onde em Ezequiel entendemos "ciúmes" como "retirar o meu cuidado" e em Coríntios, inclusive com outras traduções: dissimulações, contendas.
    Caso tenham a curiosidade, o mesmo texto de Ezequiel há o emprego da mesma palavra para expressar ações diferentes: Ezequiel 16.38 (mesmo sentido da palavra em Coríntios) e Ezequiel 16.42(onde a palavra se aproxima mais a definição 1 do dicionário Aurélio, citada acima.
    Prezado, não se decepcione por que Deus não é assim ou assado, do jeito que você queria que fosse, porque Ele não é mesmo. ele é Deus, independente de nós ou outra coisa ou pessoa. O que importa é o que nós nos tornamos perante Ele. Jesus te ama, acredite! E não há nada de errado em questionar alguns tópicos da bíblia. Devemos sim ser pensantes e reflexivos. Mas não nos tornarmos como os fariseus, quando tentavam a Jesus. Antes precisamos indagar a Deus com a confiança de que Ele realmente sabe de todas as coisas e, ainda que seja difícil nós entendermos algumas coisas, confiar que o que vem Dele é sempre o melhor.
    Portanto, fiquem na paz de Cristo!

    ResponderExcluir