sábado, 20 de junho de 2009

Onde Moisés tirou água da pedra?

Em REFIDIM, no deserto de SIM:

Êxodo 17:1 Tendo partido toda a congregação dos filhos de Israel do deserto de Sim, fazendo suas paradas, segundo o mandamento do SENHOR, acamparam-se em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.
Êxodo 17:2 Contendeu, pois, o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao SENHOR?
Êxodo 17:3 Tendo aí o povo sede de água, murmurou contra Moisés e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos?

(...)

Êxodo 17:6 Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.


Em CADES, no deserto de ZIM:

Números 20:1 Chegando os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cades. Ali, morreu Miriã e, ali, foi sepultada.
Números 20:2 Não havia água para o povo; então, se ajuntaram contra Moisés e contra Arão.
Números 20:3 E o povo contendeu com Moisés, e disseram: Antes tivéssemos perecido quando expiraram nossos irmãos perante o SENHOR!


(...)

Números 20:8 Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai à rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber à congregação e aos seus animais.

Antes que algum espertinho diga: O deserto de Sim é diferente do deserto de Zim, como podemos ver em números 33, versículo 11 até 36:

Números 33:11 partiram do mar Vermelho e acamparam-se no deserto de Sim;
Números 33:12 partiram do deserto de Sim e acamparam-se em Dofca; 
Números 33:13 partiram de Dofca e acamparam-se em Alus;

(...)

Números 33:33 partiram de Hor-Hagidgade e acamparam-se em Jotbatá;
Números 33:34 partiram de Jotbatá e acamparam-se em Abrona; 
Números 33:35 partiram de Abrona e acamparam-se em Eziom-Geber; 
Números 33:36 partiram de Eziom-Geber e acamparam-se no deserto de Zim, que é Cades;


Nenhum comentário:

Postar um comentário