sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quantos cavaleiros Davi tomou de Hadadezer?

1.700 cavaleiros?

II Samuel 8:3 Também Hadadezer, filho de Reobe, rei de Zobá, foi derrotado por Davi, quando aquele foi restabelecer o seu domínio sobre o rio Eufrates.

II Samuel 8:4 Tomou-lhe Davi mil e setecentos cavaleiros e vinte mil homens de pé; Davi jarretou todos os cavalos dos carros, menos para cem deles.

Ou então foi:

1.000 carros e 7.000 cavaleiros?

I Crônicas 18:3 Também Hadadezer, rei de Zoba, foi derrotado por Davi, até Hamate, quando aquele foi restabelecer o seu domínio sobre o rio Eufrates.

I Crônicas 18:4 Tomou-lhe Davi mil carros, sete mil cavaleiros e vinte mil homens de pé; Davi jarretou a todos os cavalos dos carros, menos para cem deles.
Para mim esse é o típico erro de copista. Em algum momento um escriba se enganou, ou escreveu um garrancho que ninguém entendeu, e deu nisso. Podemos ver isso olhando como no hebreu as duas passagens são muito parecidas, clicando aqui e aqui.
Se foi mesmo esse o caso, como muitos crentes até admitem, eles contradizem outros crentes, que dizem que deus não só divinamente inspirou a bíblia, mas também a preservou intacta. E se deus permitiu que ocorressem erros de copista, que outros erros ele também permitiu?


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. a bíblia é inspirada por Deus é feito por homens, por isso tem algumas passagens das passagens da bíblia tem alguma contradição

    os livros de Crônicas, Reis e Samuel, contam a historia de Davi e de alguns reis que tiveram naquela época.

    o tempo quando os livros foram feitos é diferente, o que os escritores dos livros puseram o que eles sabiam o que estava acontecendo, o assunto o que os escritores dos livros pões são os mesmo, mais só alguns tem a diferença de numero diferentes.

    algumas passagens que o escritor achou que era isso, e o outro achou que era isso, por isso que acontece uma contradição.

    a historia que eles põe e a mesma, mas com algum acontecimento diferente.

    ResponderExcluir