domingo, 25 de dezembro de 2011

Quando Jesus nasceu?

Natal... Nada como celebrar o nascimento de Jesus... com uma contradição sobre o nascimento de Jesus! Porque nem nisso a bíblia concorda entre si, pois existem irreconciliáveis problemas históricos. Quando Jesus nasceu?

Nos tempos do rei Herodes:

Mateus,2:1Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.

Nos tempos de César Augusto, quando Quirino era governador da Síria:

Lucas,2:1Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se.
Lucas,2:2Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria.
Lucas,2:3Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
Lucas,2:4José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,

Qual o problema? O problema é que - diferentemente de Jesus - as vidas de Herodes e do governador Quirino foram muito bem documentadas por historiadores independentes como Tácito e Josefo, e sabe-se que Herodes morreu em 4 a.c., enquanto Quirino não se tornou governador antes de 6 d.c., portanto uma diferença de dez anos de erro!

Também não há relato de nenhum historiador dizendo que houve um genocídio de crianças por Herodes, e nem um censo feito por César Augusto obrigando as pessoas a voltar para a terra de seus ancestrais.

A própria idéia desse censo é ridícula e impraticável. Alguém já imaginou nas implicações de tal decreto? Davi viveu cerca de mil anos antes de José! Fazer as pessoas voltar para onde seus ancestrais viveram há tantos séculos atrás provocaria uma movimentação massiva de pessoas. Se todos do império romano tivessem que voltar para a terra de seus antepassados o deslocamento de pessoas seria absurdo! Imagine se tal idéia fosse proposta hoje, para onde você iria? Você não ficaria indignado? E tal projeto monumental não seria mencionado por nenhum historiador? E qual a finalidade de tamanha loucura? Por que fazer as pessoas voltar para suas terras de origem para realizar um censo??

A resposta é que tal censo jamais existiu. O escritor de Lucas inventou essa desculpa porque queria que Jesus nascesse em Belém para o cumprimento de uma profecia que dizia que o messias viria de lá.

Só que ele acabou indo longe demais na mentira e inventou essa história, que além de absurda é um enorme erro histórico. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário